A Suspensão Corporal teve suas origens há milhares de anos, em rituais religiosos no Sul da Índia. Vários povos utilizavam-na (e ainda utilizam) como pretexto de religiosidade, cultos espirituais, fetiche ou apenas pela adrenalina produzida. Com o passar do tempo, o costume ficou mais conhecido, e começou a atrair a atenção de pessoas ligadas a sensações extremas, os chamados "adrenaline junkies" (viciados em adrenalina) que aperfeiçoaram as técnicas, inventando novos meios de suspender o corpo usando ganchos espetados na pele.
Fakir Musafar "Primitivo e Moderno" |
Esse é um tipo de body mods atraente e emocionante, e pode trazer uma adrenalina incrível aos praticantes. Os adeptos da suspensão corporal a usam para meditação que pode conduzir a um nível mais elevado de consciência espiritual. Um dos objetivos é justamente ativar um nível de não-pensamento lingüístico .
O processo é extremamente delicado e deve ser feito com muito cuidado por profissional da área com grande experiência. Para que não ocorram graves ferimentos, o corpo da pessoa é examinado para que sejam decididos os melhores lugares, quantidade e tamanho dos ganchos de metal que serão inseridos através da pele para que a pessoa seja erguida do solo.
Encontrar os locais e as quantidades de ganchos apropriadas envolvem boa dose de habilidade matemática e compreensão incisiva de anatomia humana e fisiologia, bem como sobre a resistência da derme do indivíduo em questão. Se a quantidade de ganchos for muito pequena, a pele da pessoa será incapaz de suportar o peso do corpo e se romperá. Um conjunto de roldanas feitas para suspensão e cordas fortes ligadas aos ganchos são utilizadas para erguer lenta e cuidadosamente o indivíduo até cerca de 30 ou 60 cm acima do chão, onde ele permanece durante período de tempo predeterminado.
Seja qual for o motivo que leva as pessoas a praticar uma suspensão, são necessários uma série de cuidados: alguns dias antes da prática é recomendável iniciar uma dieta sem alimentos pesados, álcool, cigarros ou drogas, que serve para "limpar" o organismo, para que ele reaja bem ao objeto estranho que será introduzido. E na hora da prática, caso não se sinta confortável, ou a dor seja algo incontrolável, o recomendado é parar na hora. Com o corpo tenso, a dor aumenta e o risco de lesões sérias é maior.
Existem várias modalidades de Suspensão.
Suicide: uma das mais famosas, é feita na posição vertical e são usados apenas dois ganchos nas costas.
By Ralado Piercer |
Superman: Na posição horizontal de barriga pra baixo.
By Max Alves e Compadrito Aníbal |
Lótus: Na posição de Lótus.
By Max Alves e Compadrito Aníbal |
Knee: De cabeça pra baixo, com dois ganchos segurando. Um gancho em cada joelho.
By Ralado Piercer e Ricardo "Branco" |
Coma: Posição horizontal de barriga pra cima.
By Luciano Iritsu |
Chest: Posição vertical, são usados dois ganchos , presos no peito. Também chamada de O-kee-Pa pelos Índios norte americanos, que a utilizavam em seus rituais.
By Ralado Piercer e Ricardo "Branco" |
As pessoas que tiverem interesse e curiosidade poderão obter maiores informações sobre Suspensão Corporal no meu Facebook, pois estarei realizando mais um Evento sobre Suspensão Corporal no início dia 10 de Junho de 2012.
Referências das Imagens:
Compadrito Aníbal
Luciano Iritsu
Max Alves
Ricardo "Branco"
Nenhum comentário:
Postar um comentário