Não se sabe exatamente desde quando os homens alargam o lóbulo da orelha, mas quando os portugueses chegaram ao Brasil deram de cara com milhares de orelhas alargadas, por madeiras e dentes de animais, das tribos indígenas que aqui habitavam.
Hoje em dia existem três técnicas:
Stretching - que é a passagem de Pinos de Inserção, sem dúvidas a técnica mais usada e simples. A desvantagem é que é indicada apenas para pequenas dilatações(até 2,0mm.), e além do mais

Scalpelling (Scalp) - que remove tecido com Bisturi. Esta é muito mais segura que a anterior, pois o risco de "rasgar" o lóbulo é consideravelmente menor, podendo-se ate direcionar e posicionar melhor a jóia com relação ao centro do Lóbulo. Este, de acordo com alguns Piercers, se torna muito agressivo se usado para alargar muito. Há quem diga ainda que o ideal seria usar essa técnica para alargar até 8mm.
Tape - uma Fita de PTFE, que a cada dia é rosqueada até alargar. Sobre esta técnica eu não encontrei absolutamente nada a respeito, apenas uma menção no Blog Modifique -se, se alguém puder comentar algo a respeito fique a vontade.
As jóias são de formas e materiais diversos, mas para alargar é mais confiável usar Aço Cirúrgico 316L., Titanium, Niobium ou PTFE. Embora hoje, existam no mercado, jóias feitas a partir de Bambu, Silicone, Cristal, Borracha, Madeira, Acrílico, Chifres e Ossos de Animais, Pedras, Marfim e tudo mais que você possa imaginar, mas estas são mais indicadas para serem usadas após o processo de cicatrização.
A maioria dos body piercers dizem que até 8mm o buraco volta ao normal se a peça
Algumas técnicas para a volta de um lóbulo ao normal já são feitas por cirurgiões plásticos, mas são caras e doloridas. A maioria consiste em cortar a pele que sobra e costurar o resto, fazendo com que a orelha volte a ser praticamente como antes da dilatação.
Alargador não é só visual é cultura também:
Wikipédia: Botocudos