quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dilatações e Alargadores...

Dilatação de Lóbulo é o nome correto (técnico) dos famosos alargadores de orelha.

Não se sabe exatamente desde quando os homens alargam o lóbulo da orelha, mas quando os portugueses chegaram ao Brasil deram de cara com milhares de orelhas alargadas, por madeiras e dentes de animais, das tribos indígenas que aqui habitavam.

Hoje em dia existem três técnicas:

Stretching - que é a passagem de Pinos de Inserção, sem dúvidas a técnica mais usada e simples. A desvantagem é que é indicada apenas para pequenas dilatações(até 2,0mm.), e além do mais pode "rasgar" o tecido, e como não se pode prever para qual lado o tecido vai rasgar, pode-se perder o trabalho e comprometer o Lóbulo.

Scalpelling (Scalp) - que remove tecido com Bisturi. Esta é muito mais segura que a anterior, pois o risco de "rasgar" o lóbulo é consideravelmente menor, podendo-se ate direcionar e posicionar melhor a jóia com relação ao centro do Lóbulo. Este, de acordo com alguns Piercers, se torna muito agressivo se usado para alargar muito. Há quem diga ainda que o ideal seria usar essa técnica para alargar até 8mm.

Tape - uma Fita de PTFE, que a cada dia é rosqueada até alargar. Sobre esta técnica eu não encontrei absolutamente nada a respeito, apenas uma menção no Blog Modifique -se, se alguém puder comentar algo a respeito fique a vontade.

As jóias são de formas e materiais diversos, mas para alargar é mais confiável usar Aço Cirúrgico 316L., Titanium, Niobium ou PTFE. Embora hoje, existam no mercado, jóias feitas a partir de Bambu, Silicone, Cristal, Borracha, Madeira, Acrílico, Chifres e Ossos de Animais, Pedras, Marfim e tudo mais que você possa imaginar, mas estas são mais indicadas para serem usadas após o processo de cicatrização.

Dilatar o lóbulo da orelha não é considerado um procedimento de risco, portanto os cuidados a ser tomados são os mesmos de um piercing simples. Alguns cuidados básicos devem ser tomados: assepsia do local a ser dilatado, usar luvas, máscara e esterilizar a jóia que será colocada.

A maioria dos body piercers dizem que até 8mm o buraco volta ao normal se a peça for tirada, mais que isso, o lóbulo será alargado pra sempre, mas isso depende muito mais do organismo da pessoa, do que qualquer outra coisa, é certo que quanto menor a dilatação, mais fácil para o organismo se recuperar.
Algumas técnicas para a volta de um lóbulo ao normal já são feitas por cirurgiões plásticos, mas são caras e doloridas. A maioria consiste em cortar a pele que sobra e costurar o resto, fazendo com que a orelha volte a ser praticamente como antes da dilatação.

Alargador não é só visual é cultura também:
Wikipédia: Botocudos

11 comentários:

Anônimo disse...

e viva os buracões...


_o/


SAPS...

Capitu disse...

Ahhh eu já acho um charme os ditos alargadores. Mas como tudo na vida não deve ser exagerado.. Odeio aqueles grandões que dá de passar quase uma mão inteira ¬¬

Renata Santos disse...

Oi cara, tudo bem?!

Não precisa nem publicar esse comentário, se preferir... mas eu me sinto na obrigação de falar isso...
Nós do Modifique-se nos sentimos lisonjeadas em tê-lo como seguidor e admirador do nosso trabalho.
Mas este já é o segundo texto que você copia do nosso blog e altera uma coisa aqui, outra ali, ou complementa a informação.
Gostaria de pedir, em nome das redatoras do blog, que CASO você faça issonovamente, que pelo menos cite o nosso blog como fonte. Não acho vergonha alguma citar a fonte de uma pesquisa.
Vergonha é levar méritos em cima do trabalho alheio.

Abraços,

Renatta Sambora
http://www.modifique-se.blogspot.com

Luisa Benozzati disse...

Opa, opa!
Olha meu texto aí... hahahahhh...
Sabia que quando eu o escrevi eu falei com um profissional renomado do ramo pra saber exatamente o que publicaria? E olha que eu ainda coloquei o nome dele no post, ao contrário de você, pois acho que é legal citar fontes, para que seu trabalho tenha credibilidade junto aos leitores.

Beijinhos!

www.modifique-se.blogspot.com

Renata Santos disse...

Bom, eu vim aqui mais de uma vez ler e reler este e o post anterior... e, até a Lulu comentar, você não havia citado nosso blog. Aliás, até o presente momento (22:33, 02/06/09) você não citou no post anterior também, como disse no seu comentário lá no Modifique-se.
Como já escrevi, pode usar nossos textos como fontes de pesquisa, ou publicá-los integralmente, desde que nos cite, porque, como disse a Lulu, o seu trabalho ganha credibilidade.

Sucesso pra vc... e não nos leve a mal.

Renatta
http://www.modifique-se.blogspot.com

Luisa Benozzati disse...

Fonte de pesquisa é uma coisa, copiar trechos inteiros na íntegra, são oooutros 500...
; )

Francine Oliveira disse...

cara, eu vi que o Tape tá como método de alargar reconhecido e talz, mas ele não é necessariamente um método... bom, fita de PTFE é algo que vc só encontra pra vender nos E.U.A. e mesmo lá deve ser bem caro; o taping mais comum que eu vejo por aí (seja americano, europeu, brasileiro) é usando fita isolante ou fita crepe daquelas pra fraldas, que são mais lisas e escorregam melhor... e é basicamente isso, ir enrolando a fita no alargador aos poucos... não vale a pena pra quem tá começando, pq pra chegar a 1mm que seja demora um pouco, já q tem q dar muitas voltas, então quem faz isso geralmente é quem tá num tamanho maior (uns 20mm)... é uma forma excelente quando a orelha já está fina, por exemplo, eu fiz uma cirurgia pra reconstruir o lóbulo e tive que alargar tudo de novo... chegando nos 30mm minha orelha já tava bem fina e consegui chegar até os 45mm só enrolando fita! mas agora nem isso tenho mais :( só Gooooood sabe quando poderei usar alargadores de novo rsrs
beijo pra vc!!!

Joannes disse...

ótimo blog, Ralado!

Informativo e crítico de uma maneira bastante medida, e principalmente... desmistificador :)

Anônimo disse...

Eu tô com 7mm, e tenho medo do meu organismo não cicatrizar e não fechar mais caso eu tire. Se bem que uma amiga minha tinha 20 e agora tá com 5, e ela voltou sem precisar de cirurgia nenhuma

kimm disse...

ola pessoas eu acabei de colocar alargadorr e logo de cara coloquei 5 ml vlww sucesso p vcss!

Unknown disse...

Como tratat orelha alargada acrrsivamente do 6mm para o 10mm com caneta.????