sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Dermal Punch

No Post "Cartilagem, você já se preocupou alguma vez?", eu falei sobre "dilatação" de cartilagens e alguns problemas que podem ser causados por isso.
Hoje vou falar um pouquinho sobre "Dermal Punch" que é a técnica usada pra colocar Alargador em Cartilagem.
Nesse procedimento a parte da Cartilagem, onde será acomodada a jóia (Alargador) é removida completamente com o auxílio de um "Punch" de Biópsia (Perfurador Dermal). Esta técnica é utilizada normalmente em áreas cartilaginosas, pois nesses locais não é possível se dilatar a perfuração.

Que é um Perfurador Dermal?
Um perfurador dermal é um dispositivo que remove um círculo pequeno de tecido (ao contrário de uma agulha, que corta um entalhe curvado). Por causa da maneira que a cartilagem cicatriza, usar um perfurador dermal pode frequentemente apressar a cicatrização:Uma perfuração fresca faz pressão na pele e na cartilagem aumentando a possibilidade de quelóide e aumentando o disconforto .O Dermal Punch (Perfurador Dermal) deixa um espaço para a jóia se alojar e a pele crescer normalmente.

Exemplos:




Dermal Punch de 3,5mm, feito com um Flesh Tunnel de aço cirúrgico 316L. Abaixo, alargamento de 16mm feito com uma jóia de mesmo modelo. (By Depiné)


















Dermal punch de 7mm no nariz. (By Depiné)



Referências de Pesquisa:
"By Depiné" e "Tattoo Foto .Net"



Agradecimentos ao Depiné que ainda não me processou por usar as Fotos dele e do "Evution Body".

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Body Art

Body Art:
Muitas pessoas utilizam a palavra "body art" ao invés de "body modification"... Porém, body art é geralmente mais amplo incluindo pintura corporal e decorações em geral. A Body Art esta associada a arte conceitual.. é uma manifestação das artes visuais, designa uma vertente da arte contemporânea que toma o corpo como meio de expressão e... ou materia para a realização dos trabalhos.

Pintura Corporal (Body Paint) - uma forma de Body Art

Fotos: Evgeny Freeone

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Cartilagem, você já se preocupou alguma vez?

Um Captive de Aço 316L. Anodizado de 1,2mm. de espessura. A principio uma aplicação normal. mas eu chamo a atenção de vocês para esta jóia, não pela jóia em si, mas pela utilização dela neste caso específico.
Esta Perfuração não foi feita por mim, esta perfuração já tem uns 4 anos de existência, mas esta era uma perfuração normal para acomodar um Nostril (normalmente entre 0,8 e 1,0mm.).
A cliente chegou querendo trocar o Nostril por uma Argolinha, eu trabalho com um Nostril Continuo de 1,0mm. de espessura em 3 tamanhos(Peq. Med. e Grd.), mas o tamanho médio esta em falta no momento, avaliando a altura da Perfuração existente eu conclui que os dois tamanhos que eu podia oferecer não serviam praquela Perfuração.
A cliente então optou por um Captive, o qual eu tenho uma variedade um pouco maior de tamanhos, mas esse Captive tem 1,2mm. (0,2mm. ou mais que a perfuração). Ou seja, ouve na verdade, uma dilatação da Perfuração, que cusou um certo desconforto pra cliente. Até aqui nenhum problema, mas não podemos esquecer que nessa Perfuração é uma área Cartilaginosa, e a cartilagem não tem as melhores propriedades para sofrer Dilatação.
O que pode acontecer: Rompimento da Cartilagem, surgimento de Quelóides, outro Trauma menor, aumento do tempo de cicatrização (porque sim, é um novo processo de cicatrização com todos os cuidados de uma perfuração recém feita).

Quando se coloca um Piercing você tem que ter em mente exatamente o que você quer daquele Piercing, qual a função dele pra você, estética, estímulo sexual, outros, quais? o quê? Pra quê? Você pretende usar sempre a mesma Jóia? Quer trocar, qual ou quais Jóias? Vai ser um Piercing Permanente ou Temporário?

No caso da Minha cliente ela devia ter avaliado antes da perfuração se ela ia querer usar Argolinha e Nostril ou só Nostril. A Princípio, pro Prfissional de Body Piercing, a grande maioria das Jóias aplicadas são Jóias Permanentes, com claras escessões como a Língua, onde se usa o "Cicatrizador" pra depois usar uma Jóia mais curta, então quando você vai colocar um Piercing você tem que deixar claro para o Profissional, que você pretende, posteriormente trocar a Jóia, e dizer qual a sua pretenção de Jóia e motivo, para que o Profissional possa fazer uma Aplicação que acomode as duas Jóias e também lhe passar algumas informações de quais Jóias seriam mais apropriadas para cada tipo de Aplicação, se necessário for.

É muito comum virem Clientes me procurar pra colocar um Nostril que futuramente será trocado por um Nostril Contínuo, Captive ou Barbell Circular(Ferradura), então eu explico pra Cliente que ali tem uma cartilagem, que não é tão propícia a Dilatação, explico das diferenças de calibre das Jóias, e depois de tudo esclarecido ajudo a escolher a melhor Jóia, pra dai sim fazer uma Perfuração que acomode, da melhor maneira possível as duas Jóias.

Nota:
"Regeneração: a cartilagem que sofre lesão regenera-se com dificuldade e, freqüentemente, de modo incompleto, salvo em crianças de pouca idade. No adulto, a regeneração se dá pela atividade do pericôndrio. Havendo fratura de uma peça cartilaginosa, células derivadas do pericôndrio invadem a área da fratura e dão origem a tecido cartilaginoso que repara a lesão. Quando a área destruída é extensa, ou mesmo, algumas vezes, em lesões pequenas, o pericôndrio, em vez de formar novo tecido cartilaginoso, forma uma cicatriz de tecido conjuntivo denso. "(Fonte: Sistema de Sustentação: Tecido Cartilaginoso)